top of page

Semana Mundial do Glaucoma

A Semana Mundial do Glaucoma objetiva prevenir e alertar a população para a doença conhecida como o ‘ladrão silencioso da visão’ e que afeta 4,5 milhões de pessoas no planeta que podem estar cegas devido aos efeitos do glaucoma. Neste ano, a estimativa é de chegar ao número de 11,2 milhões de afetados pela doença e com perda da visão.

O evento ocorre em todo o mundo do dia 10 de março até o dia 16 de março sendo realizado por associações mundiais de Glaucoma e de Pacientes, além de oftalmologistas de vários países. Em tal evento mundial existem diversas ações que são programadas para lembrar a população da importância de ir regularmente ao oftalmologista e submeter-se às avaliações da pressão intraocular e do nervo óptico.

Com causa desconhecida, o glaucoma compromete o nervo óptico encarregado de levar as mensagens visuais ao cérebro. Correm mais riscos os que passaram dos 40 anos, pacientes com altos graus de miopia, histórico familiar da doença e com a pressão intraocular elevada. A doença na forma mais comum, que responde por 80% dos casos, é silenciosa, não provocando dor ou outros sinais. Uma pesquisa divulgada pela Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) aponta que 80% das pessoas que têm glaucoma só buscaram o oftalmologista depois de perceber alterações como perda de visão, olhos vermelhos, desconforto e embaçamento. No entanto, ao ser descoberta, pode ser controlada com medicamentos, que impedem sua progressão e o comprometimento da visão. Alguns casos são passíveis de cirurgia a laser ou implante de drenagem no olho. A visão perdida, entretanto, não pode ser restabelecida. O Glaucoma pode ser evitado com uma simples visita ao oftalmologista e realização de exames preventivos, por isso, a classe médica se mobiliza nesta semana para alertar e lembrar a população. Mais informações sobre o evento pelo site www.sbglaucoma.org.br, e informações sobre a doença, tratamento e agendamento de consultas acesse www.hoop.med.br ou pelo telefone (Unidade Assis) 18-3402-2020 (Unidade Presidente Prudente) 18-3334-2020 – WhatsApp 18 99622-5683. #glaucoma #semanamundialglaucoma #saudeocular #oftalmologia #hoop


29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page