top of page

O que é Ptose?

Ptose é um termo médico que faz referência a queda da pálpebra superior em direção a pupila. Esse problema pode deixar a visão limitada ou cobrir totalmente a pupila, impedindo que o indivíduo tenha uma visão normal. A ptose pode ser contraída de forma congênita ou adquirida na fase adulta. Quando a musculatura que ergue a pálpebra é fraca, a ptose é desenvolvida, sendo que pode afetar um ou ambosos olhos.

Entre as causas da ptose está a amiastenia grave, que é uma lesão no nervo oculomotor e na inervação simpática. O indivíduo inconscientemente tenta compensá-la através de contração da musculatura frontal ou elevando o queixo para adequar a visão. É preciso avaliar o tipo de evolução da ptose, os sinais e sintomas associados. Geralmente os médicos analisam os fatores que podem ter ocasionado os sintomas, como: uso de lentes de contato, realização de cirurgia oftalmológica ou trauma ocular, histórico familiar e tratamentos prévios. A ptose não tem idade para se manifestar, surge até mesmo em recém nascidos. Alguns idosos adquirem a ptose evolucional que surge gradativamente em um processo natural do envelhecimento.

Não existe nenhum tipo de tratamento clínico, apenas cirúrgico. A cirurgia é feita com anestesia local e sem internação.

Agende sua consulta | Unidade Assis-SP (18) 3402-2020 | Unidade Presidente Prudente-SP (18) 3334-2020 | WhatsApp (18) 99622-5683#ptose#oftalmologia#saudeocular#hoop


1.071 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page