Prêmio Artemis 2018 American Academy of Ophthalmology

05 de Novembro de 2018  17:42h

Por: José Luiz Chizolini Filho

Premiado pela primeira vez em 2014, o Artemis Award reconhece um jovem membro da academia oftalmologista que demonstrou cuidados e serviço de grau exemplar para seus pacientes.  O Artemis Award (a deusa grega Artemis era a protetora e cuidadora dos vulneráveis ​​e sofredores) destina-se a reconhecer o comportamento além do que é exigido ou esperado. Exemplos de tais contribuições incluem o alcance de idosos; esforços concentrados para abordar as disparidades de cuidados de saúde; iniciação de programas educacionais voltados aos pacientes; ou projetando programas baseados na comunidade que enfatizem compaixão e cuidado de qualidade. Tais ações não são limitadas geograficamente.

A apresentação do Prêmio Artemis acontece no Programa Jovem Oftalmologista realizado em conjunto com a reunião anual da Academia. Mais de 25.000 oftalmologistas de todo mundo estiveram presentes no mais importante evento da oftalmologia mundial. A médica premiada deste ano foi a Dra. Camila Ventura. Ela foi nomeada pela Associação Pan-Americana de Oftalmologia (PAAO) por sua dedicação ao serviço das necessidades dos carentes, tanto em sua comunidade local como em todo o mundo. Dra. Camila Ventura juntamente com os orientadores Prof. Dr. Maurício Maia e Prof. Dr. Rubens Belfort estão empenhados em erradicar as disparidades de saúde e combater a Síndrome Congênita do Zika (CZS). 

A equipe de médicos oftalmologistas relatou pela primeira vez os achados de problemas oculares em bebês afetados pelo vírus Zika durante a gravidez como parte do surto do vírus Zika de 2015 no Brasil. Seus estudos abordam especificamente os danos estruturais causados ​​ao olho pelo vírus Zika, a fisiopatologia por trás dessas manifestações, os efeitos de curto e longo prazo desses achados na visão e resposta dos bebês ao tratamento de intervenção precoce. Desde então, a pesquisa sobre o Zika Vírus foi apresentada em 20 publicações revisadas por pares e vários capítulos de livros. 

Desde a criação do Artemis Award, este é o primeiro grupo da América Latina a receber tal prêmio, o que demonstra a importância da Oftalmologia brasileira, em especial dos médicos do Hospital de Olhos Oeste Paulista e Instituto Brasileiro der Combate a Cegueira no cenário mundial.