Diretor do Serviço de Retina e Vítreo do HOOP toma posse como Presidente da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo.

30 de Abril de 2020  10:11h

Por: José Luiz Chizolini Filho e Pag. da SBRV

O Hospital de Olhos Participações S.A., o Instituto Brasileiro de Combate a Cegueira, o Corpo Clínico e todos os colaboradores parabenizam o Prof. Dr. Maurício Maia pela posse como presidente da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo.

 

A Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo foi fundada em 1977.

 

O seu nome original era apenas Sociedade Brasileira de Retina, porque o Vítreo, naquela época, ainda não tinha um lugar de destaque nos estudos e nas diversas formas de terapia que hoje encontramos.

O início desta sociedade foi o resultado do encontro de colegas que, pouco a pouco, foram se interessando mais especificamente pelos desafios desta área tão difícil e de poucos resultados durante a década de sessenta. Poucos eram os recursos disponíveis e muitas das patologias tratadas, atualmente, eram praticamente desconhecidas.

Os cursos sobre Cirurgia de Deslocamento de Retina e os primeiros estudos sobre Angiografia Fluorescente foram o estímulo para que estes colegas se reunissem com mais frequência. Na década de setenta, a cirurgia vítrea aparece como a técnica que passaria a desafiar os resultados microscópios com nova profundidade de foco, permitindo que as trações vítreas e as complicações da retinopatia diabética vislumbrassem a possibilidade de reduzir os índices de cegueira no mundo.

 

Foi nesta mesma época que os oftalmologistas Joviano Rezende Filho, do Rio de Janeiro, Luiz Assumpção Osório, de Porto Alegre, Francisco Mais, de Campinas, Sérgio Cunha, de São Paulo, e Christiano Barsante, de Belo Horizonte, decidiram fundar a Sociedade Brasileira de Retina, durante o Congresso Brasileiro de Oftalmologia no Rio de Janeiro, em 7 de setembro de 1977. Nesta ocasião, foi realizado um curso com o professor Charles Schepens, com audiência recorde para a época. Colegas de todo o país compareceram, registrando uma plateia de 250 participantes.

 

A SBRV tem a finalidade de consolidar e difundir ensinamentos científicos, oferecendo aos associados o espírito de união e consagração da categoria. A medicina da sociedade é de primeira linha, igualando-se aos grandes centros internacionais. A SBRV destaca-se pela assiduidade na participação dos seus membros nos cursos e reuniões que se seguem, desde a sua fundação. Todos os presidentes que a dirigiram tiveram a preocupação de organizar cursos e congressos, oferecendo uma atualização dos assuntos mais oportunos, convidando colegas internacionais que pudessem agregar sua experiência, com intercâmbio, inclusive de técnicas e culturas.

 

Temos a certeza que sua dedicação e capacidade irá contribuir com uma grande sociedade que é importante no cenário oftalmológico nacional e internacional.

 

Desejamos sucesso!
 

Prof. Dr. Mauricio Maia